Artigos

A fábula dos dias letivos
Lauro H. Santos de Oliveira Lima (21/03/2013)

A fábula dos dias letivos

.

.

Diminuição dos dias letivos na rede municipal foi motivada pela falta de atenção, nos anos anteriores (leia-se prefeitura do PT), em cumprir a Lei dos 200 dias letivos, que deveriam ser dados dentro de CADA ANO. Essa história de avançar no ano seguinte é o mesmo que não dar os 200 dias. Os alunos perderam do mesmo jeito. Vamos exagerar para entender: Imagine que só se conseguisse cumprir os 200 dias letivos ao final do ano seguinte. Deu para entender? A média ficou só 100 dias letivos POR ANO.

.

.

.

Querem resolver um problema prático com semântica. Vivemos no País que acha que os problemas se resolvem com uma canetada. E o pior é que a maioria dos atores concordam.

Vamos ao problema prático: Uma caixa d'água tem a capacidade de 800.000 litros e existem crianças que bebem esse total de água por ano. Temos um problema que os caminhões que enchem essa caixa dágua tiveram vários problemas e não conseguiram encher a caixa dágua no prazo previsto. Somente 600.000 litros chegaram na caixa no prazo previsto. Para resolver esse problema todos da cidade se reuniram e decidiram, em comum acordo, que a caixa poderia ser considerada cheia com os 600.000 litros. E assim ficou decidido e feito. Esqueceram a sede das crianças. Muitas crianças vão morrer de sede com essa decisão.

E mais, quem garante que no ano que vem vão conseguir encher a caixa d'água a tempo e com a quantidade adequada? E se todas as cidades adotarem a mesma solução? Quando vamos dar valor mesmo à educação. Sociedade, abra os olhos. Por último, essa discussão toda é em vão: não adianta discutir a quantidade sem mudar a qualidade.

.

.

Lauro. H. S. de O. Lima

Lauro Henrique Santos de Oliveira Lima

www.laurooliveiralima.com.br

Twiter – LauroOLima E-mail: laurolima@gmail.com

Membro Titular do Fórum Estadual de Educação do Ceará

Vice-Presidente do Conselho do FUNDEB de Fortaleza

Conselheiro do Conselho de Educação de Fortaleza

Presidente da ACEPEME – Associação Cearense de Pequenas e Médias Escolas

www.acepeme.org.br

SINEPE-CE – 2º secretário

Colégio Oliveira Lima – Dirigente www.piaget.com.br

PASSEATA DOS CEM MIL –Eu estava lá




Comentários


Nenhum comentário



Inserir comentário






Copyright ©2010 Lauro Oliveira Lima

REFFER