Quem é o Lauro




Sua História

Lauro nasceu em Fortaleza em 10 de dezembro de 1953. Morou em fortaleza, no bairro de fátima, até 1963 quando se mudou com a família para Brasília. De Brasília, após o golpe militar , voltou a Fortaleza para depois ir morar com seus pais no Rio de Janeiro. Durante 27 anos morou em diversos bairros do Rio de Janeiro: Andaraí, Tijuca, Leme, Humaitá, Ipanema, Barra da Tijuca e Lagoa Rodrigo de Freitas. Lauro foi presidente no RJ da APEMERJ - Associação das pequenas e médias escolas do Estado do rio de Janeiro cuja diretoria era composta por algumas das melhores escolas do RJ: Sá Pereira, Oga Mitá, Senador Correia, Escola Ativa, EDEM, Escola Parque e A Chave do Tamanho (onde Lauro era diretor administrativo). Lauro retornou ao Ceará em 1990 para cuidar da escola "A Chave do Tamanho", sua e de suas duas irmãs: Ana Elisabeth (Beta) e Liliana Cláudia (Lili). Em 1994 suas irmãs passam suas cotas para Lauro(sem custo) e ele muda o nome da escola para: Colégio Oliveira Lima ( www.piaget.com.br ).
Lauro é o Presidente da ACEPEME - www.acepeme.org.br - Associação cearense de pequenas e médias escolas, Vice-presidente do FUNDEB de Fortaleza, Conselheiro do conselho de educação de Fortaleza (sendo o primeiro presidente da Câmara de Educação Infantil) e é o 2o secretário do SINEPE-CE.
Lauro trabalha dentro de escolas desde 1972 (começou na escola "A Chave do Tamanho" no Rio de Janeiro). A partir de 1980, ano que sua mãe faleceu, assumiu a direção administrativa da escola da família.


Seu pai, Lauro de Oliveira Lima, o Laurão é natural de Limoeiro do Norte, no Ceará e o último de uma geração de educadores que teve de enfrentar a ditadura militar para impor suas idéias revolucionárias na área do ensino. Laurão foi o primeiro delegado do MEC no Ceará por mais de 15 anos e, em 1964 foi preso, cassado, torturado e aposentado compulsoriamente quando ocupava a direção do Ensino médio e secundário em Brasília e trabalhava com Darci Ribeiro, Anísio Teixeira e Paulo Freire. As idéias de Lauro ainda não foram implementadas e milhares de educadores chegam a se formar sem ler um único livro seu. A biografia de Laurão (mais de 30 livros escritos) contém toda a prática pedagógica das idéias de Jean Piaget (biólogo suíço, estudioso do desenvolvimento da inteligência).
Fundador do Ginásio Agapito dos Santos (Educador e Deputado Federal, pai de Alcides Santos - seu sogro) em Fortaleza (escola normal modelo), iniciou, assim, sua carreira como "reformador", característica básica de sua atuação como educador. Escreveu nessa época a obra "Escola Secundária Moderna", que foi publicada pelo INEP a convite de Anísio Teixeira (1963), iniciando também seu trabalho com dinâmica de grupo e propondo o Método Psicogenético. Atualmente, Laurão é o diretor de Pesquisas do Centro Educacional Jean Piaget. Em 1996, lançou "Para que servem as escolas?", pela Editora Vozes, em 1999 "Piaget: Sugestão aos Educadores" e em 2002 reformulou e reeditou uma de suas grandes obras: "Dinâmica de Grupo no lar, na empresa e na Escola".








Copyright ©2010 Lauro Oliveira Lima

REFFER